A Fundação Joaquim Nabuco inaugura no dia 1º de dezembro, a partir das 14h, o Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos (NECIMADH). O núcleo foi criado mediante resolução do Conselho Diretor (Condir) e desenvolverá suas ações, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste do país, considerando as finalidades estatutárias e regimentais da Fundaj. O lançamento será realizado na Sala Calouste Gulbenkian, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte
Para marcar esse importante momento no âmbito da Fundaj será realizado o Seminário sobre Educação em Direitos Humanos que tem como objetivos refletir sobre as políticas públicas da educação em direitos humanos no diálogo com a cultura, meio ambiente, diversidade e inclusão; contribuir com subsídios para a implementação da política de Educação em Direitos Humanos (EDH) da Instituição; oportunizar a divulgação do acervo cultural e científico da Fundação no campo da Educação e Direitos Humanos (EDH) em seus diferentes temas e abordagens.
“Espera-se que este Seminário seja o marco inicial de amplo e motivador debate na agenda da Fundaj, incentivado pelo Núcleo, que avance na compreensão da relevância da promoção e defesa dos Direitos Humanos, no âmbito institucional e na sociedade brasileira”, afirma a presidenta da Fundaj. Com programação que inclui debates e apresentações culturais, o seminário contará com a participação de defensores dos Direitos Humanos, como pesquisadores, estudantes, gestores de instituições públicas e privadas, animadores culturais e o público em geral.
A abertura será às 14h, com a instalação do Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente, Diversidade em Direitos Humanos (NECIMADH) da Fundaj, pela presidenta Márcia Angela da Silva Aguiar, a diretora de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundaj e coordenadora do NECIMADH, a professora doutora Aida Monteiro, e demais autoridades. Às 15h, a senadora Teresa Leitão ministrará a conferência “A construção de uma nova sociedade na interface com a defesa dos Direitos Humanos”.
Das 16h às 17h30, acontecerá a mesa “Políticas Públicas com foco nos Direitos Humanos e o Papel da Fundaj”, tendo como expositores Erasto Fortes Mendonça, coordenador-geral do Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação; Manoel Moraes, cátedra UNESCO/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, e João Moura, Coordenador-Geral de Educação Cidadão na Rede Formal e Popular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), João Moura.