
Foto: Divulgação
A Fundação Joaquim Nabuco inaugura nesta sexta (04) o Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos (NECIMADH). As ações do NECIMADH serão desenvolvidas, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste do país. Com programação que inclui debates e apresentação cultural do coral institucional, um seminário de lançamento será realizado na Sala Calouste Gulbenkian do campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte.
“Espera-se que este seminário seja o marco inicial de amplo e motivador debate na agenda da Fundaj, incentivado pelo núcleo, que avance na compreensão da relevância da promoção e defesa dos Direitos Humanos, no âmbito institucional e na sociedade brasileira”, afirma a presidenta da Casa, Márcia Angela Aguiar.
Participarão do encontro defensores dos direitos humanos, como pesquisadores, estudantes, gestores de instituições públicas e privadas, animadores culturais e o público em geral. A Fundaj recebe, ainda, o coordenador-geral do Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, Erasto Fortes Mendonça, e o Cátedra UNESCO/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Câmara, Manoel Moraes, para debater sobre o contexto atual do Brasil, perspectivas e desafios enfrentados.
A Diretora de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundaj, professora doutora Aida Monteiro, coordenadora do NECIMADH, destaca o papel do núcleo. “Esses debates são importantes para a construção de uma sociedade mais democrática, mais livre e com justiça social, além de atender a legislações que já estão postas no âmbito federal”, ressalta.