Fraude no INSS: saiba como descobrir se você foi vítima e como conseguir dinheiro de volta

Aposentados e pensionistas do INSS que identificarem descontos não autorizados em seus benefícios, como mensalidades associativas, podem consultar, cancelar e solicitar devolução dos valores. A ação ganhou destaque após a operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, realizada ontem (23), contra um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em aposentadorias. O INSS afirma que, dos 7,6 milhões de beneficiários com descontos, 1,2 milhão já registraram reclamações.

Para verificar se há descontos irregulares, é necessário acessar o aplicativo ou site do Meu INSS com login do Gov.br e selecionar a opção “Extrato de benefício”. Nessa área, o usuário visualiza todos os valores pagos e descontados, incluindo empréstimos consignados e mensalidades de associações. É possível também consultar a seção “Mensalidade Associativa” diretamente na plataforma. Caso identifique um desconto suspeito, o beneficiário pode seguir o passo a passo para solicitar a exclusão no próprio Meu INSS, dentro da opção “Novo Pedido”.

A devolução dos valores deve ser solicitada diretamente à associação envolvida ou, caso não haja retorno, ao INSS, por meio do e-mail acordo.mensalidade@inss.gov.br. A recomendação é incluir documentos que comprovem a ausência de autorização. Além disso, denúncias podem ser registradas no site consumidor.gov.br ou na Plataforma Fala BR. O órgão reforça que está monitorando os casos e que os beneficiários devem ficar atentos aos extratos para evitar novas fraudes.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas