
Foto: Divulgação/ CPRH
Agentes de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) embargaram, nesta quarta-feira (10), uma área de aproximadamente 13 hectares no bairro do Pina, na zona sul do Recife. No local, que fica por trás do Shopping Riomar, os fiscais encontraram aterro e desmatamento de mangue, construções irregulares e viveiros de camarões construídos sem licença ambiental em uma área de preservação permanente.

Imagem aérea da área embargada. Foto: Divulgação/ CPRH
Os fiscais aplicaram 14 autos de infração e identificaram os responsáveis por 6 viveiros. Com o embargo, os responsáveis não podem realizar nenhuma ação no local. As multas não foram aplicadas em virtude da condição social dos autores.
No momento da chegada dos fiscais, três trabalhadores foram flagrados desmatando uma área de mangue. Eles foram ouvidos pelos policiais da Delegacia do Meio Ambiente (Depoma) e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo em comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos. Todo o procedimento foi realizado de forma administrativa, e o órgão dará continuidade às investigações.
A retirada das moradias e dos viveiros do local será efetuada pela Prefeitura do Recife após uma reunião que deve ocorrer no dia 16 de agosto entre a administração municipal, os moradores da região e o Ministério Público de Pernambuco.
A operação foi uma ação conjunta realizada pela Depoma, Secretaria de Patrimônio da União, Companhia Independente do Meio Ambiente (Cipoma), Secretaria de Controle Urbano do Recife, Marinha do Brasil, e Brigada Ambiental do Recife.