
Nazaré da Mata, conhecida como capital do maracatu rural, estreia nesta sexta‑feira (1º) o “1º Festival de Cultura: Viva o Maracatu”, maior encontro de maracatus fora do período carnavalesco. Para a prefeita Adriana Andrade Lima, “estamos inaugurando um novo tempo para Nazaré da Mata. O Viva o Maracatu é um presente para o nosso povo e uma vitrine para mostrar ao Brasil a riqueza da nossa cultura”. A programação gratuita acontece no Parque dos Lanceiros até domingo (3), celebrando também o Dia Nacional do Maracatu, sancionado em novembro de 2024.
Durante três dias, o público acompanhará 19 grupos de maracatu rural, além de apresentações de coco, ciranda e shows de orquestra. A abertura, às 23h desta sexta, traz o cortejo histórico do Homem da Meia Noite — símbolo do carnaval de Olinda — desfilando pela primeira vez em Nazaré da Mata ao lado dos maracatus rurais. Na sequência, no sábado e no domingo, desfilam nomes como Maracatu Coração Nazareno, Estrela Brilhante e Cambinda Brasileira, com orquestra e atração especial encerrando a programação.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Dario, “a expectativa é que o Viva o Maracatu se consolide como o segundo maior evento da cidade, logo após o carnaval, pelo impacto cultural e turístico que representa”. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o maracatu rural une música, dança e poesia em torno do caboclo de lança e reforça a identidade e a economia criativa do Agreste pernambucano.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (1º/8)
20h: Coco da Mata
21h: Ciranda Bela Vista
22h: Maracatu Águia Misteriosa
23h: Cortejo do Homem da Meia Noite com maracatus
Sábado (2/8)
Cortejo e apresentações, a partir das 19h:
Maracatu Coração Nazareno, Águia Dourada, Leão Formoso, Leão de Ouro, Cambinda Brasileira, Leão Tucano, Leão da Boa Vista, Estrela da Tarde
00h: Orquestra Zezé Correia
Domingo (3/8)
Cortejo e apresentações, a partir das 16h:
Maracatu Mirim Sonho de Criança, Estrela Brilhante, Leão Misterioso, Águia de Ouro, Leão Faceiro, Cambinda Nova, Leão Dourado, Leão Africano, Beija-Flor
1h30: Atração especial