
O Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife, VerOuvindo, celebra uma década de promoção à inclusão social e cultural em 2024. As inscrições para as Mostras Competitivas de curtas com Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS) e Audiodescrição (AD) já estão abertas e seguem até 30 de setembro. As categorias incluem ficção, documentário, animação e júri popular, com filmes de 5 a 25 minutos, produzidos a partir de 2022.
Realizado pela Com Acessibilidade Comunicacional, com apoio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, o VerOuvindo é reconhecido como um dos principais festivais dedicados à acessibilidade no audiovisual. O evento incorpora recursos como audiodescrição, legenda descritiva e TALS, ampliando o acesso à cultura para pessoas com deficiência e promovendo o poder transformador da arte inclusiva.
Segundo Liliana Tavares, idealizadora do festival, o VerOuvindo oferece uma oportunidade única para o público, independentemente de suas limitações sensoriais, vivenciar o cinema de maneira acessível. “Para muitos surdos, por exemplo, é a primeira vez assistindo a um filme em Língua Brasileira de Sinais (Libras), um momento de descoberta e empoderamento”, destacou.
Fotos: Divulgação