
Uma janela para o cinema independente internacional em Pernambuco. Esta foi a motivação dos diretores artísticos Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux ao realizarem, em 2008, o Janela Internacional de Cinema do Recife, festival anual que abriu portas para realizadores brasileiros e estrangeiros, e novos horizontes para gerações de pernambucanos amantes do cinema.
Em sua XIV edição, o Janela estreia hoje (06), às 19h, com o lançamento no Recife do longa Sem Coração, de Nara Normande e Tião, no Teatro do Parque, e segue até o domingo (12). A sessão de abertura, com a presença da diretora, equipe técnica e elenco, dá a largada para uma programação recheada de longas e curtas, entre nacionais e internacionais, que serão exibidos nas mostras não competitivas de Clássicos, Lançamentos e Sessões Especiais num total de 60 títulos em cerca de 50 exibições.
Uma novidade este ano são as apresentações artísticas ao vivo e performances de Lipsync. O filme é uma coprodução Brasil (Cinemascópio), França e Itália, o longa Sem Coração, amplia em pouco mais de uma hora a história que Nara Normande e Tião contaram em 2014 no formato de curta, com 25 minutos de duração, da menina Tamara às voltas com as últimas semanas de férias numa vila de praia antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito.
Sem Coração, o longa, estreou no Brasil no início de outubro deste ano no 25º Festival do Rio na Première Brasil, levando o Prêmio Félix de Melhor Filme e o Prêmio Redentor de Melhor Fotografia. Antes disso, em setembro, foi exibido na sessão Horizontes, no 80º Festival de Veneza, na Itália, único filme brasileiro da competição.
Além do Teatro do Parque, a programação estará em cartaz no Cinema da UFPE, na Cidade Universitária, e nas salas Derby e Porto Digital do Cinema da Fundação, com ingressos antecipados vendidos pelo Sympla e uma parte também à venda nas bilheterias antes de cada sessão, sujeito à capacidade da sala. Os ingressos serão vendidos a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). As sessões no Cinema da UFPE são gratuitas.