Festival de teatro infantil realiza oficinas e palestras gratuitas na Caixa Cultural

Foto: Divulgação

O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE) deu início, nesta terça-feira (18) às atividades do Polo Formação 2023 com o 10º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, que será realizado em parceria com a Caixa Cultural Recife. As atividades incluem oficinas, palestras e uma roda de conversa para profissionais e interessados em artes dramáticas. Todas as atividades são gratuitas. 

Voltada para profissionais da área ou estudantes interessados no campo do Teatro para Infância, a oficina Espaço Cênico e Direção de Arte foca em questões referentes às especificidades da estética e dos elementos visuais da cena. A atividade ocorre de 18 a 21 de julho (terça a sexta-feira), das 18h às 21h, e será ministrada por Marcondes Lima, encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator, mestre em Artes Cênicas (UFBA) e professor do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFPE para público a partir de 16 anos. No dia 18 de julho (terça-feira), às 18h30, a palestra O teatro contemporâneo para crianças sob o olhar do encenador conta com a participação de Manoel Constantino, Ana Elizabeth Japiá, Evânia Copino e Cláudio Lira. 

Para os pequenos, a Oficina de Iniciação ao Teatro para Crianças traz exercícios lúdicos, como jogos teatrais, confecção de máscaras, fantoches, entre outros. A atividade ministrada por Nelma Barros, psicopedagoga, encenadora, diretora e atriz, ocorre de 24 a 28 de julho (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h. No dia 25 de julho (terça-feira), às 18h30, pais e educadores poderão participar de uma mesa de conversa sobre o modo como as tecnologias e seu uso excessivo na infância geram impactos na vida das crianças, de suas famílias e nas dinâmicas sociais. O bate-papo A criança e os encantos do mundo digital: o que se ganha e o que se perde? será conduzido pela psicóloga Ana Patrícia Gouveia e mediada pelo artista Williams Sant’Anna.

“A ideia do Polo Formação é contemplar tanto o artista que atua no segmento teatral para a infância, quanto profissionais e demais pessoas interessadas com o objetivo de lançar luz à produção teatral para crianças no contexto atual, onde a tecnologia está em toda parte. O Teatro é um trabalho artesanal, lúdico, nós temos essa missão de olhar para a nossa prática na contemporaneidade”, destaca Edivane Bactista, organizadora do FTCPE.

GRATUITAS – As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no site da Caixa Cultural, limitadas ao número de vagas e por ordem de inscrição. Os ingressos para as palestras serão distribuídos uma hora antes do início da atividade. O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco tem o apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, da CAIXA e do Governo Federal. 

SERVIÇO:

10º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude 

Inscrições: www.caixacultural.com.br

Notícias relacionadas