Fernando Ribeiro Lins participa de debate sobre o uso da Inteligência Artificial no universo jurídico

Foto: Vivian Ramos

Na segunda-feira (22), o Cinema do Porto Digital, no Recife Antigo, foi palco da primeira edição do “Conexão REC’n Play de 2024”, onde se discutiu o impacto da Inteligência Artificial (IA) no cenário jurídico. O evento contou com a presença do presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Alexandre Pimentel, e do presidente do Conselho do Porto Digital, Sílvio Meira. Sob a mediação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, os participantes trocaram ideias e perspectivas sobre o tema em questão.

Durante sua participação, o presidente da OAB-PE enfatizou a relevância de debater questões pertinentes à nova era da advocacia. “Na OAB, temos dado grande atenção nas diferentes implicações que esse novo mundo traz para o direito e a democracia”, destacou Fernando Ribeiro Lins. “Por mais que haja avanços com as novas tecnologias, se não houver acompanhamento da área jurídica e legislativa, essa área estará comprometida”, acrescentou.

Por sua vez, Pierre Lucena salientou a necessidade de se explorar de maneira eficaz o potencial da IA no campo jurídico, ressaltando o convite para uma parceria entre a OAB-PE, o TJPE e o Porto Digital. “Estamos entrando em um processo de discussão de como usar essa ferramenta da melhor maneira, porque vai transformar de uma forma brutal a vida da gente em um prazo muito curto”, afirmou.

O evento também contou com a presença de nomes importantes da OAB-PE, como o ex-presidente Henrique Mariano e o presidente da Comissão de Startups, Carlos Eduardo Bacelar, além da vice-diretora e do diretor de Inovação da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), Renata Berenguer e Pedro Silveira, respectivamente.

Notícias relacionadas