
Despertar o empreendedorismo nos jovens é uma das principais missões da Junior Achievement (JA Worldwide), organização sem fins lucrativos, que nasceu há mais de 100 anos, nos Estados Unidos. Hoje, possui atuação em centenas de países e é reconhecida como a quinta ONG mais influente do mundo, segundo ranking do The Doot Good. Aqui no estado, a Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco) possui escritório desde agosto de 2003. Entre eles, o Miniempresa, um dos principais projetos da organização, que ensina aos estudantes como criar uma empresa, na prática.
Após meses de lições sobre empreendedorismo, os estudantes têm a oportunidade de comercializar seus produtos na Feira de Miniempresas, que completa 21 edições em PE. Realizada pela JA Pernambuco, a 21ª Feira de Miniempresas vai acontecer nos próximos dias 24 e 25/08, no shopping RioMar Recife (piso L3), reunindo 800 alunos de 35 escolas públicas do estado, espalhadas por cidades da Região Metropolitana e interior de Pernambuco, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Bezerros, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, São Lourenço da Mata, Escada, Paudalho, Vitória de Santo Antão e Palmares.
Para chegar à feira, os estudantes participaram de aulas semanais, com 3h de duração, totalizando 12 encontros. Durante esse período, foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.
“A Feira de Miniempresas é uma oportunidade para os jovens empreendedores comercializarem seus produtos e obter os frutos do trabalho desenvolvido durante o programa”, explica a gestora executiva da JA Pernambuco, Olga Lucena. Todos os itens à venda foram produzidos pelos próprios alunos e estarão disponíveis para compra durante os dois dias de evento.