Fecomércio lança programa para capacitar mulheres como instrutoras de trânsito

A Fecomércio Pernambuco realiza, nesta segunda-feira (26), a 5ª Reunião da Câmara Pernambucana dos Centros de Formação de Condutores (CPCFC), com a assinatura de um termo inédito de cooperação para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade como instrutoras de trânsito. O encontro, que acontece na Cobertura da Casa do Comércio, no Recife, deve reunir cerca de 100 convidados, incluindo autoridades estaduais e representantes de entidades do setor. Estão confirmadas as presenças da vice-governadora Priscila Krause, da secretária da Mulher, Juliana Gouveia, e do presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda.

A parceria envolve o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, o Governo de Pernambuco e o Detran-PE. A primeira turma será formada por 30 mulheres, que receberão qualificação profissional para atuar como instrutoras de trânsito. Além disso, serão ofertadas 70 CNHs para ampliar o acesso ao mercado de trabalho. Também será discutida a proposta de credenciamento do Senac Pernambuco como entidade formadora em cursos voltados à habilitação e educação no trânsito, com visita técnica à infraestrutura do local.

“Acreditamos que a qualificação profissional transforma realidades. Quando unimos esforços com o poder público e com entidades comprometidas com o desenvolvimento social, conseguimos oferecer às pessoas mais do que capacitação: oferecemos perspectiva”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio PE. Para Ygor Valença, coordenador da Câmara e presidente do Sindcfc-PE, a medida também supre um déficit do setor. “Temos perdido muitos instrutores para os aplicativos de entrega e transporte. Identificamos que muitas mulheres, por questões de segurança, não ingressam nessas plataformas, mas podem ocupar essas vagas como instrutoras”, explicou. Segundo ele, as primeiras turmas devem ser implantadas em Recife, Caruaru e Petrolina.

Notícias relacionadas