
Nesta quarta-feira (18), o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), localizado no Bairro das Graças, Zona Norte da cidade, dará início a uma exposição especial em celebração ao aniversário do movimento armorial. A mostra intitulada “Movimento Armorial 50 anos” homenageia o movimento criado por Ariano Suassuna, patrono da cultura de Pernambuco.
Sob a curadoria de Denise Mattar, os visitantes poderão conhecer 140 peças artistas como Francisco Brennand, Gilvan Samico, Zélia Suassuna e o próprio Ariano Suassuna. Essas obras provêm de acervos particulares de colecionadores e instituições públicas, como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Oficina Brennand.
A exposição tem como objetivo proporcionar uma imersão no universo do Movimento Armorial por meio das artes plásticas, da música, da dança, da xilogravura, da literatura de cordel, do cinema e de trechos das aulas-espetáculo ministradas por Suassuna.
A exposição ocupará o térreo e as três galerias do piso superior do Museu do Estado. No térreo, os visitantes encontrarão uma cronologia ilustrada que apresenta fotos raras da trajetória pessoal e artística de Ariano. A exposição vai até o dia 07 de janeiro de 2024. A entrada é gratuita. O MEPE funciona das 09h às 17h de terça a sexta-feira, e das 14h às 17h nos finais de semana.