
Uma pesquisa preliminar realizada por pesquisadores brasileiros sugere que o aroma do café pode ser um elemento importante para reduzir o vício em tabagismo. O estudo envolveu 60 fumantes, dos quais 30 inalaram a fragrância de pó de café. Os resultados mostraram que metade desse grupo voltou a fumar.
Em 2014, pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) descobriram que a fragrância do café ativa uma região específica do cérebro, o núcleo acumbens, parte do sistema de recompensas. Essa área do cérebro é também ativada por substâncias psicoativas, como a cocaína. “Esse sistema de recompensas é ativado com atividades prazerosas como, por exemplo, escutar música, ter relações sexuais, tudo que dá prazer, beber água inclusive, mas também é um sistema que pode ser mal utilizado por meio de substâncias psicoativas”, explicou a pesquisadora do IDOR e diretora científica da Café Consciência, startup de biotecnologia parceira do instituto, Silvia Oigman.
Baseando-se na ativação cerebral intensa causada pelo café, os pesquisadores decidiram testar o aroma do café como substituto do desejo de fumar. Em um ensaio clínico inicial realizado em 2016 com 16 fumantes, os resultados serviram de base para um estudo mais amplo em 2022 com 60 fumantes, cujos resultados foram divulgados recentemente.