
Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife participarão da etapa internacional do FIRST LEGO League – Asia Open Championship, torneio de robótica que acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, na cidade de Macau, na China. A competição é organizada pela Trumptech – World Class Tests, parceiro local da FIRST LEGO League, e reúne equipes de diversos países em torno de desafios ligados à ciência, tecnologia e inovação. Os estudantes embarcam ontem (3), às 23h.
“Fui visitar os meninos e ver a apresentação deles. Ezequiel pediu para eu vir ao aeroporto para o embarque deles. Prometi que iria vir, já é quase segunda-feira e estamos embarcando eles, dando um abraço neles, nas famílias e professores. Agora, é competir, aproveitar a viagem e, com fé em Deus, voltar com a premiação”, afirmou o prefeito João Campos. “Os nossos alunos vão representar a nossa cidade na competição global de robótica da Lego, na China. Recife é a única cidade com uma escola da rede municipal em todo o Brasil que vai para o mundial na China”, acrescentou.
Além da dedicação e empenho dos estudantes, a participação também é resultado direto dos investimentos contínuos da gestão municipal nos clubes de programação e robótica, fortalecendo uma política educacional voltada para o pensamento computacional, metodologias ativas e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Em 2025, esse compromisso com a inovação culmina na seleção de uma equipe formada por estudantes da rede do Recife para representar o Brasil em uma competição de destaque mundial.
A equipe selecionada é formada pelos estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Professor João Batista Lippo Neto e da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na categoria FLL Explore – Anos Iniciais – Ana Sophia (6º ano), Ezequiel Douglas (5º ano), João Vítor (5º ano) e Vivian Mariana (5º ano). Além da apresentação do projeto desenvolvido ao longo do ano, a participação também envolve atividades colaborativas com crianças de diferentes culturas, ampliando horizontes e fortalecendo o protagonismo estudantil como instrumento de transformação social.