
Quatro estudantes brasileiros se destacaram na 56ª edição da Olimpíada Internacional de Química (IChO), realizada na Arábia Saudita, ao conquistar medalhas em uma competição que reuniu participantes de 90 países. Lucas Nogueira Gilioti Loes foi premiado com a medalha de ouro, enquanto Gabriel Paz Sampaio Aguiar e Artur Galiza Magalhães receberam medalhas de prata, e Fernando Henrique Melo Garcia conquistou o bronze.
Com o apoio do Conselho Federal de Química (CFQ), os estudantes participaram de um treinamento intensivo no Instituto de Química da Unicamp antes de embarcar para a competição. A IChO, destinada a estudantes de ensino médio com menos de 19 anos, incluiu exames teóricos e laboratoriais de cinco horas de duração, realizados em inglês e traduzidos para o português por professores acompanhantes.
A conquista de Lucas Nogueira representa a terceira medalha de ouro do Brasil na história da competição, que teve início em 1968, em Praga. O Brasil participa da Olimpíada Internacional de Química desde 1999, quando estreou na edição realizada em Bangkok, Tailândia.