O Governo de Pernambuco recuperou quase 100% das estradas vicinais da Zona da Mata Sul danificadas pelas enchentes ocorridas no mês de julho deste ano. O trabalho, realizado pela Patrulha Mecanizada, executou mais de 54 mil horas/máquina, com investimento de cerca de R$ 15 milhões, recurso do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA) nos 15 municípios atingidos pelas chuvas. As obras foram realizadas com base em levantamento realizado pela Defesa Civil Estadual, em parceria com as cidades afetadas.
A Patrulha Mecanizada é composta por caminhões caçambas, retroescavadeiras, escavadeira hidráulica, motoniveladoras e tem como objetivo resgatar a trafegabilidade das áreas afetadas e o escoamento da produção.
Cerca de 300 mil pessoas da zona rural foram atingidas indireta ou diretamente. As localidades estão voltando a ter trânsito, já que parte dessas estradas deixaram de existir com as enxurradas ocorridas no mês de julho.
Os lotes das obras estão divididos em lote 1, que abrange os municípios: Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Xexéu; lote 2, que compreende as cidades de: Cortês, Rio Formoso, Barreiros, Primavera e São José da Coroa Grande e lote 3, que inclui Maraial, São Benedito do Sul, Quipapá, Jaqueira e Correntes, esta última no Agreste.