
O Governo de Pernambuco deu início à segunda etapa da reconstrução do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), as obras começaram com a remoção do piso do altar e incluem a recuperação do pavimento cerâmico, substituição de esquadrias, além da instalação de forro, iluminação, refrigeração, sistema acústico, para-raios e câmeras de monitoramento. O investimento é de aproximadamente R$ 2,79 milhões, garantido pelo segundo termo de fomento assinado pela governadora Raquel Lyra em dezembro de 2024.
A governadora destacou a urgência das intervenções e garantiu a entrega do santuário totalmente requalificado dentro do prazo estipulado. “Iniciamos as obras ainda na primeira semana de 2025, pois não temos tempo a perder. O prazo para conclusão dos serviços é de 60 dias e o Governo do Estado não medirá esforços para devolver esse patrimônio aos recifenses e pernambucanos, com total segurança para seus frequentadores”, afirmou Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause, que acompanhou de perto os trabalhos emergenciais logo após o desabamento do teto, ressaltou o compromisso da gestão com a restauração do espaço religioso. Já o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena, reforçou que a meta é entregar as obras antes da Semana Santa. “Além de seguro e confortável, o santuário ficará mais bonito, com melhorias no altar e uma nova paginação do piso, tornando-se um espaço ainda mais digno para a celebração da fé”, afirmou.
Foto: Divulgação