
Além dos cuidados diários com produtos adequados e higiene regular, manter a pele saudável e radiante também exige uma dieta rica em nutrientes. Isso porque os alimentos evitam o ressecamento e ajudam no tratamento e na conservação do maior órgão do corpo humano, capaz de proteger contra danos químicos, mecânicos, invasão bacteriana e radiação.
“A pele têm diversas necessidades nutricionais que cumprem papel fundamental no combate ao envelhecimento. Por isso, a alimentação possui grande influência. O consumo de verduras, legumes e frutas e a ingestão de água devem estar na rotina para mantê-la saudável, hidratada e firme”, afirma a nutricionista e professora do curso de Estética e Cosmética, Jaely Myllis.
Uma boa dieta faz com que a pele desempenhe suas funções de maneira adequada. Alimentos ricos em vitaminas A, C e E são importantes nas refeições. “Frutas cítricas, como laranja, limão, morango e kiwi, são essenciais para produção de colágeno, ajudando a pele a se manter firme e elástica. Além disso, possuem propriedades antioxidantes capazes de auxiliar na proteção da pele contra danos dos radicais livres”, explica a nutricionista.
Jaely ainda indica outros alimentos benéficos para pele:
Abacate: contém vitaminas E e C e possui gorduras saudáveis que ajudam a manter a pele macia;
Cenoura: é rica em beta-caroteno, a qual auxilia na proteção dos danos solares;
Peixes: salmão, sardinha e atum são ricos em ácidos graxos ômega-3, os quais ajudam a conservar a qualidade da pele;
Folhas verdes: espinafre, couve e rúcula possuem vitaminas A, C e K, além de antioxidantes e minerais que ajudam a manter a pele saudável e a promover a cicatrização;
Cacau: o chocolate amargo auxilia na melhora da circulação sanguínea e deixa a pele hidratada;
Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de chia e sementes de linhaça contém ácidos graxos ômega-3 e vitamina E.
Foto: Divulgação