
Na foto (da esquerda para direita): Maria de Fátima Valente, técnica coordenadora substituta da CTER/MTE; Farley Nunes, coordenador de Trabalho, Emprego e Renda do MTE e Cristiane Andrade secretária executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE. Foto: Cleo Santana/SEDEPE
Estado é o primeiro do Brasil a receber a formação, que servirá de modelo para aplicação em outras regiões do país
Tem início nesta terça-feira (18) um programa de capacitação para todas as unidades da Agência do Trabalho, administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE). O treinamento será ministrado por servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com atribuições técnicas e de coordenação. A programação, que vai até o dia 20 de julho, no Recife, abordará, dentre outros pontos, as diretrizes para a captação de vagas e o atendimento ao público.
De acordo com a secretária executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE, Cristiane Andrade, a iniciativa é resultado de articulações que vêm sendo realizadas há alguns meses entre o Estado e o Governo Federal. “A partir desta ação, poderemos aperfeiçoar nossa relação com os empregadores e alavancar o número de oportunidades de emprego em Pernambuco, entregando melhores serviços à população”, afirma.
O Coordenador de Trabalho, Emprego e Renda do MTE, Farley Nunes, integra a equipe que conduz a iniciativa. Ele explica o contexto do planejamento da formação. “É a concretização de um trabalho que começamos noventa dias atrás, em um esforço de reaproximação com a rede de atendimento do SINE, onde se inclui uma visita que fizemos a Pernambuco e outros sete estados”, explica.
PIONEIRO – Pernambuco foi selecionado pelo órgão federal para ser o primeiro estado do Brasil a receber o programa. O objetivo é que o treinamento sirva como modelo a ser aplicado, posteriormente, em outras agências ligadas ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), nas demais regiões do país.
“Escolhemos um estado para iniciar um trabalho diferente do que já foi feito até então, no que diz respeito a treinamento. Trazemos temas como inovação dentro da rede SINE e apresentação de novos serviços à população. Pernambuco foi eleito por representar o Nordeste, que demonstra vários desafios, mas, sobretudo, porque percebemos no estado uma administração consciente dos avanços necessários e completamente comprometida com a rede SINE”, ressalta Farley Nunes.
O cronograma conta também com a participação de agentes de intermediação de mão de obra da rede SINE do estado da Paraíba. A programação acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de julho, das 9h às 18h, no Hotel Marante Plaza, na Avenida Boa Viagem, 1070, no Bairro do Pina.