
O Novo Mundo Empresarial promoveu, em sua sede, no Paiva, o segundo encontro do Núcleo de Inovação do Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa, que conta com apoio do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, chega como um espaço de conexão voltado para geração de negócios que estimulam a interação entre diferentes agentes para o surgimento de ideias inovadoras.
A ocasião reuniu cerca de 30 representantes de empresas, governo, educação, entre outras organizações, em um ambiente para o desenvolvimento de tecnologias e networking. Sebrae, Petrobras, Transpetro, Ulbrex Capital, Grupo Cornélio e Ricardo Brennand, Associação Geral da Reserva do Paiva, Instituto Federal e UFRPE (Cabo), além da Prefeitura do município, foram algumas das que prestigiaram a discussão ao longo da tarde.
“Por diversos motivos, a inovação está sendo hoje um elemento de relevância no desenvolvimento econômico. Por competitividade, por melhoria na qualidade de vida, por transformação em vários campos como empresas, universidades e organizações de suporte como forma de auxiliar questões cada vez mais complexas no dia a dia. Essa inovação que estamos focando vai além da tecnologia, é algo que estamos precisamos implementar para sobreviver diante dos desafios que a sociedade tem enfrentado independente da configuração”, pontua o consultor do Sebrae, Marcos Suassuna.
Ele explica que os ecossistemas representam um conjunto de elementos com interações entre si, codependentes, que trabalham com foco na sua sobrevivência e crescimento. “Todo território que tem produção de capital humano para novas tecnologias, políticas de interesse de desenvolvimento econômico, empresas demandando e ofertando soluções, universidades com formações ou mesmo organizações do terceiro setor fomentam o desenvolvimento à luz da inovação. Inclusive, precisamos trabalhar mais e mais o contexto do coletivo, evoluir a maturidade do relacionamento em rede”, frisa Marcos.