
Empresas do Nordeste, do Norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, apoiadas pelo Banco do Nordeste (BNB), utilizaram o incentivo fiscal de reinvestimento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) para aplicar R$ 847 milhões na modernização e ampliação de suas infraestruturas entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025. O benefício, operacionalizado pelo BNB e concedido pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), permite que empresas destinem até 30% do IRPJ devido para fortalecer seus próprios negócios, desde que aportem uma contrapartida de 50% do valor reinvestido.
Em Pernambuco, o benefício possibilitou investimentos de mais de R$ 90 milhões no período, combinando recursos do IRPJ, contrapartida das empresas e remuneração do saldo em conta. Segundo o diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Thiago Nogueira, a iniciativa estimula a inovação e o crescimento regional. “O reinvestimento desses valores impacta diretamente na economia ao promover a modernização das empresas e gerar empregos e renda. Além disso, até 50% desses recursos podem ser aplicados em capital de giro, garantindo maior segurança para as operações empresariais”, destacou.
Outro atrativo do benefício é a valorização dos recursos antes da liberação pela Sudene. “Os valores depositados são corrigidos pela Taxa Selic, o que amplia ainda mais os ganhos para as empresas beneficiadas”, ressaltou Nogueira. O incentivo fiscal tem sido um dos principais mecanismos para fomentar o desenvolvimento industrial e econômico nas regiões atendidas pelo BNB, garantindo maior competitividade às empresas locais.
Foto: Divulgação