
O Embarque Digital, realização da Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital, premiou três trabalhos de estudantes beneficiados pelo programa no fim da tarde de ontem (19). Os grupos de alunos apresentaram alguns dos seus principais projetos ao longo do dia, na Arena Embarque Digital.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, realizaram a entrega dos prêmios. O primeiro lugar, Fantaso Hipnos, ganhou R$ 3.000; o segundo, Kung Food, R$ 2.000; e o terceiro, Feel Fine, R$ 1.000.
“Tenho muita admiração por esses estudantes, pelas suas histórias. O Embarque Digital é uma das nossas políticas públicas mais completas na cidade e é uma grande referência para o Brasil”, comentou João Campos, ao parabenizar os estudantes.
Já o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, lembrou que o Embarque Digital democratiza o acesso a cursos de tecnologia, beneficiando jovens de escola pública, mulheres e pessoas pretas e pardas. “A primeira turma do programa está se formando agora”, disse ele ainda.
Amanda Oliveira, de 20 anos, cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 2º período, na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FIC) e é uma das beneficiadas do programa. O projeto do grupo dela ficou em primeiro lugar na premiação. “Nosso projeto é o Fantaso Hipnos, que visa ajudar na questão do sono para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Está sendo incrível ter esse reconhecimento e valorização. A gente iniciou esse projeto no 1º período e demos continuidade agora”, contou ela.
Isadora Andrade, 19 anos, faz o mesmo curso, na mesma faculdade e também é da equipe vitoriosa. Ela deu mais detalhes sobre o projeto: “As crianças com TEA, às vezes, têm problemas com o sono, como a paralisia do sono. E essas pessoas precisam manter rotinas. A gente pensou num projeto que envolvesse hardware e software. Então temos a ideia de um robô que emite sons calmantes e luzes que podem ser personalizados para cada criança, gerando um ambiente acolhedor para ela, e ele recolhe dados sobre o sono. Além disso, o projeto prevê um aplicativo com uma parte de gamificação para a pessoa interagir diariamente”.