Em reunião, Humberto Costa e Raquel Lyra tratam de metrô, Reforma Tributária e Transnordestina

Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Humberto Costa (PT) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (17), com a governadora Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas. 

“Foi uma reunião para externar a nossa preocupação com o tema. Está na agenda da Comissão de Assuntos Sociais, inclusive, um encontro com a governadora durante a diligência no Recife. Queremos ampliar o debate, incluir todas as entidades e a sociedade. Vamos fazer dessa pauta uma questão prioritária para o nosso estado. Não podemos nos omitir diante de um problema que atrapalha a vida de milhares de pessoas todos os dias”, reforçou o senador.

Na pauta do encontro, a realização de uma diligência da CAS para avaliar e debater os problemas do metrô do Recife. A missão do colegiado, que deve acontecer na primeira semana de agosto, vai reunir representantes do governo federal, do governo do estado, do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), além de outras entidades da sociedade civil.

Os parlamentares também discutiram a votação, dentro da Reforma Tributária, da prorrogação de benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O senador pediu o engajamento da governadora junto ao seu partido, PSDB, para garantir votos à aprovação da proposta no Senado. “Estamos num trabalho de sensibilização de todos os agentes políticos, inclusive dos governadores do Nordeste, para garantir a aprovação da matéria, que é sinônimo de desenvolvimento para Pernambuco e que vai assegurar o polo automotivo de Goiana”, disse.  

Na agenda da reunião também estava a questão da prioridade na garantia da conclusão da obra da Transnordestina no trecho Salgueiro-Suape. “Nós sabemos que a Transnordestina é fundamental para o futuro do nosso estado. Ela vai garantir o escoamento da nossa produção, com custos logísticos bem abaixo dos praticados hoje. A ferrovia será fundamental para assegurar a competitividade das nossas empresas e facilitar a comercialização dos nossos produtos, gerando emprego e renda”, afirmou o senador.

 

Notícias relacionadas