O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, em Berlim, durante a II Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. No encontro bilateral, os chefes de estado abordaram diversos temas, incluindo investimentos em infraestrutura através do Novo PAC, avanços econômicos, prioridade à proteção ambiental e a futura presidência brasileira no G20.
“O Brasil voltou a ter um governo que trabalha e é referência positiva no mundo. Conversamos com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) sobre os avanços na economia e com o ministro Rui Costa (Casa Civil) sobre investimentos no Novo PAC. Também falamos da retomada da proteção ambiental com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e com o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) sobre a Presidência do Brasil no G20”, afirmou o presidente Lula, em referência ao encontro com Steinmeier, por meio de seu perfil na rede social X.
A retomada das políticas de proteção ambiental também foi discutida, sendo elogiada por Steinmeier em nome da Alemanha e da comunidade internacional.
O presidente brasileiro está em Berlim para uma série de agendas de trabalho, com a previsão de cerca de duas dezenas de acordos entre Brasil e Alemanha. Os temas abrangem meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento global, agricultura, bioeconomia, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação.
“Vamos reforçar nossa parceria e cooperação em muitas áreas. Estamos retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, disse Lula. Com informações da Agência Gov.