
A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, ontem (31), em Garanhuns, no Agreste Meridional, da inauguração da Subestação Mundaú, que vai ampliar a oferta de energia ao setor produtivo. Com investimento total de mais de R$ 27 milhões pela Neoenergia Pernambuco, o empreendimento vai beneficiar aproximadamente 60 mil pessoas nas cidades de Garanhuns, Brejão e São João. Na ocasião, a governadora descerrou a placa de inauguração da subestação e visitou o novo espaço.
“A Neoenergia vem aqui com o seu compromisso, pactuado com o Governo de Pernambuco e com a população do nosso Estado, investindo no fortalecimento da nossa rede elétrica, da capacidade de transmissão de energia e de estabilidade no fornecimento dessa energia”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, enfatizou a importância da nova subestação para o setor produtivo, como a atividade agropecuária. “A subestação beneficia não só aqui, o município de Garanhuns, mas também um trecho do Agreste, na medida em que fornece mais capacidade de energia e, como o vetor de todo o desenvolvimento que a energia é, traz a capacidade de novos empreendimentos se instalarem”, afirmou.
A Subestação Mundaú está construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e está ligada a três linhas de subtransmissão, que reforçarão o sistema elétrico da região. A potência inicial da unidade é de 20 MVA, mas com a possibilidade de chegar a 53,2 MVA. A nova subestação está dotada de equipamentos com tecnologia de ponta e automatização, que permitem o monitoramento e a gestão do empreendimento à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife.