Em conferência no Recife, Luciana Santos destaca potencial do Nordeste na Transição Energética

Foto: Reprodução

Durante a Conferência Livre sobre Transição Energética, evento sediado no Recife nos últimos dias 8 e 9, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou o potencial do Nordeste no campo da transição energética. Ela anunciou a alocação de R$ 1 milhão para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizar pesquisas voltadas para o desenvolvimento de biocombustíveis a partir de matérias-primas oleaginosas, visando a produção de diesel verde e bioquerosene de aviação.

A ministra enfatizou a relevância da conferência como parte do processo da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-LITPEG) da UFPE e pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério e da FIEPE.

“Temos, diante de nós, uma oportunidade de descentralização do desenvolvimento, a partir do enorme potencial do Nordeste, que é grande gerador e exportador de energias renováveis. Há aqui pesquisadores, pesquisadoras e laboratórios que estão possibilitando que a gente permaneça na liderança da transição energética, nessa matriz renovável e limpa, que é um verdadeiro legado do povo e da inteligência brasileira”, afirmou.

Notícias relacionadas