O apoio aos profissionais e instituições que atuam na assistência social foi o foco da participação do superintendente Danilo Cabral na XV Conferência Estadual da Assistência Social, realizada no Recife, nesta quarta-feira (20). “Quando a gente fala de Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estamos falando de redução das desigualdades”, afirmou o gestor.
O simpósio reuniu representantes de vários municípios pernambucanos para discutir propostas e políticas para a Conferência Nacional da Assistência Social, a ser realizada em dezembro deste ano. Um dos instrumentos de governança promovidos pelo Governo Federal neste campo é o Sistema Único de Assistência Social, instituído em 2055 e regulamentado pela Lei 12.435/2011. O SUAS é responsável pela gestão da assistência social envolvendo a União, estados e municípios e promove a territorialização da proteção social por meio de unidades como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
“As conferências de assistência social são parte da evolução da democracia, do que foi construído de forma constitucional. Os fóruns têm esse papel. O SUAS sempre teve na sua marca a resistência e a luta. O reencontro da conferência é com a reconstrução do Brasil”, declarou Cabral.