
Foto: Reprodução
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama, Janja, participaram, nesta quinta-feira (07), do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Lula e Janja chegaram ao evento em carro aberto. O presidente usava a faixa presidencial que lhe foi entregue na posse, em janeiro deste ano.
A tribuna de honra também contou com a presença de outras autoridades, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)e ministros do governo, incluindo Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde). Além deles, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, cotados para cargos no STF, também acompanharam o desfile. Cerca de 200 lugares nas arquibancadas foram reservados para figuras públicas.
Um dos destaques da cerimônia foi o momento em que o mascote da campanha de vacinação do país, Zé Gotinha, desfilou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros.
Em um pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e TV na noite de ontem (06), o presidente Lula enfatizou que a celebração da Independência deve lembrar que o Brasil é “um só”. Ele declarou que o 07 de Setembro deste ano não seria um dia “nem de ódio, nem de medo, e sim de união”.