
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) encaminhou dois ofícios ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pedindo a autorização de funcionamento dos equipamentos de Medicina Nuclear do Hospital de Câncer do Sertão do Araripe (HCSA) e o credenciamento do setor de cardiologia do Hospital e Maternidade Santa Maria no Sistema Único de Saúde (SUS). Ambos os serviços são vinculados ao Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), em Araripina, e já estão prontos para atender a população.
A liberação dos equipamentos de Medicina Nuclear já foi autorizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), enquanto o setor de cardiologia do Hospital Santa Maria tem estrutura pronta para operar, mas ainda aguarda o credenciamento no SUS. O serviço pode reduzir o tempo de atendimento a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que atualmente precisam viajar para cidades como Petrolina, Caruaru e até Salvador para tratamento.
A demanda foi apresentada ao deputado pela diretora do ISMEP, Irmã Fátima, e pela deputada estadual Roberta Arraes, durante visita ao HCSA. Na ocasião, foi anunciado o repasse de R$ 5 milhões em emendas da bancada estadual e federal do PP para a finalização do Primeiro Hospital do Câncer do Sertão do Araripe. “Esses serviços são fundamentais para garantir um atendimento mais rápido e eficiente à população de Araripina e de toda a região, fortalecendo o sistema de saúde e salvando vidas”, destacou Eduardo da Fonte.