Edital de R$100 milhões incentiva participação feminina nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

Foto: Divulgação

Um edital no valor de R$ 100 milhões será destinado a apoiar projetos que visem estimular o ingresso, a formação e a permanência de meninas e mulheres nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi anunciada pela ministra Luciana Santos durante um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A chamada pública “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” já está em vigor, tendo como público-alvo estudantes do sexo feminino matriculadas no oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio em escolas públicas, e em cursos de graduação nessas áreas específicas. As propostas podem ser submetidas até o dia 29 de abril deste ano.

“Vai ter mais mulheres na ciência sim. O nosso compromisso e vontade política é que as mulheres sejam de fato protagonistas da sua história”, afirmou a ministra Luciana Santos. Segundo ela, o edital é mais uma política do MCTI de enfrentamento à superação da desigualdade de gênero, a exemplo dos programas Futuras Cientistas e Mulheres Inovadoras. “Não podemos nos conformar que 60% das carreiras de iniciação científica são das mulheres, mas no topo da carreira só 35% alcançam as bolsas de produtividade”, lembrou.

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o desafio é garantir que as mulheres ocupem espaços em setores como a ciência. “Esse edital é a garantia de que nós, de fato, vamos estar em um lugar que nunca nos permitiram, nem na matemática, nem na física, nem na Lua. O nosso lugar é na política, mas também na ciência e nos espaços de poder”, reforçou.

Notícias relacionadas