
Em homenagem aos dois anos de falecimento de Mestre Biu Alexandre, fundador do Cavalo-Marinho Estrela de Ouro, de Condado, o documentário “Mestre Biu, Estrela de Ouro”, percorrerá sete cidades pernambucanas, mostrando a vida de um dos maiores incentivadores de Cavalo Marinho no Estado. Produzido e filmado na Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão pernambucano, além de Igarassu e Olinda, sem financiamento público ou privado, o filme tem como roteirista e diretor o argentino Gualberto Ferrari, em parceria com Elisa Toledo Todd, corroterista, e Ricardo Pompili, diretor de fotografia.
A exibição começa com um evento aberto ao público em Condado, no próximo sábado (24), às 18:30h, com projeção em frente à sede do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, com a presença da família e amigos de Mestre Biu. Após o filme, o grupo Cavalo Marinho fará uma apresentação para o público. A próxima parada será em Petrolina no dia 28, em Garanhuns no dia 30, até chegar em Caruaru no dia 01/09. A parada seguinte será Nazaré da Mata, com exibição no dia 04/09, depois em Vitória de Santo Antão em 05/09, até chegar à capital pernambucana para uma grande exibição no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no dia 12/09, às 19h. Em todas as apresentações os ingressos serão gratuitos, com o início da distribuição para o público uma hora antes que começar a sessão. Também haverá, ao final das exibições, bate-papo com o diretor Gualberto Ferrari.
O filme conta a história de uma família pobre, que luta para sobreviver por meio da arte, mostrando seus conflitos internos e que, graças ao amor pela cultura popular, aprendida desde o berço, consegue se manter unida. Mesmo tendo à frente uma difícil realidade social, o filme transmite a mensagem universal de como a Cultura Popular salva famílias da destruição e da implosão social.