
Celebrado nesta quarta-feira (23), o Dia Mundial do Livro reforça a importância da leitura como ferramenta essencial na formação intelectual e emocional de crianças e adolescentes. Em meio à crescente presença das telas e ao consumo acelerado de conteúdos digitais, o hábito de ler se torna ainda mais relevante para o desenvolvimento da concentração, do vocabulário, da empatia e do pensamento crítico. Diante desse cenário, escolas têm buscado formas criativas de reaproximar os alunos dos livros.
Uma das iniciativas adotadas por instituições de ensino é a implementação de disciplinas específicas voltadas à leitura. No caso do Colégio CBV, esse trabalho ocorre por meio da Oficina de Leitura, que propõe atividades adaptadas ao perfil de cada turma. A professora Mariana Bezerra destaca ações como contação de histórias, rodas de leitura, teatro e clubes do livro. “Além de ler, os alunos compartilham nas rodas de conversa os livros que consideram indispensáveis. Como consequência, a biblioteca receberá livros escolhidos por eles”, explica.
A diretora do CBV, Juliana Ramos, ressalta que a leitura vai além do conteúdo escolar. “Projetos pedagógicos centrados em interações reais promovem uma compreensão mais profunda sobre o papel da leitura na formação crítica, criativa e emocional dos jovens”, afirma. Ela observa ainda que a crescente influência das redes sociais tem gerado preocupação entre educadores quanto aos efeitos das telas na saúde mental de crianças e adolescentes.
Segundo Juliana, quando os livros são apresentados de forma acolhedora e acessível, eles se tornam aliados no processo de aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional. “Iniciativas como as do CBV mostram que a leitura pode ser resgatada com criatividade, tornando-se parte do cotidiano dos alunos e fortalecendo o vínculo com o conhecimento”, conclui.