
Foto: Freepik
O Dia dos Pais é uma data que traz boas expectativas para o setor de bares e restaurantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em julho, que ouviu 1.862 empresários em todo o país, 81% esperam um aumento no faturamento em relação à mesma data do ano anterior entre os estabelecimentos que abrem aos domingos (apenas 13% dos entrevistados não abrem neste dia da semana).
No entanto, de acordo com a Abrasel, a realidade fora da data comemorativa difere deste cenário. No mês de junho, 19% dos estabelecimentos operaram com prejuízo, embora esse número tenha diminuído em 2% em relação à última pesquisa. Por outro lado, 45% tiveram lucro, e 35% conseguiram manter-se em equilíbrio financeiro (1% não responderam/não existiam em julho). Segundo o órgão, esta recuperação gradual é reflexo das dificuldades enfrentadas pelo setor durante a pandemia e suas consequências econômicas.
Em Pernambuco, especificamente, a pesquisa aponta índices semelhantes. Quase metade das empresas consultadas (47%) têm dívidas em atraso, um aumento de 3% em relação ao último levantamento. Além disso, 70% das empresas têm empréstimos contratados atualmente, mesmo que 71% captaram crédito no Pronampe, programa de apoio às micro e pequenas empresas. Atualmente, a inadimplência do programa é de 28%, bem acima da média de 4%.
Apesar deste panorama, 9 em cada 10 empresas esperam um aumento no faturamento no feriado em relação ao ano passado. “O Dia dos Pais representa uma oportunidade promissora para o setor de bares e restaurantes, com expectativas de aumento no faturamento em relação ao ano anterior. Já a nossa realidade econômica sinaliza que para garantir o crescimento sustentável dos estabelecimentos, é essencial o apoio financeiro através de políticas públicas que incentivem os bancos públicos a promoverem linhas de crédito e suporte direcionados para o setor”, ressalta Tony Sousa, Presidente da Abrasel em PE.