De acordo com a Secretaria de Saúde de SP, o coração recebido por Faustão foi rejeitado pelo 1º paciente na lista para o transplante, na qual o apresentador ocupava a 2ª posição

Foto: Reprodução

Na tarde de ontem (27), o apresentador Fausto Silva passou por um transplante de coração. A cirurgia ocorreu no Hospital Albert Einstein, onde Faustão está internado desde o dia 5 de agosto devido a um quadro grave de insuficiência cardíaca.
De acordo com boletim divulgado pelo hospital, o procedimento foi realizado com sucesso e agora o comunicador segue na UTI para monitoramento da adaptação do órgão no pós-cirúrgico e controle de rejeição.
O assunto repercutiu nas redes sociais, onde os usuários questionaram a celeridade do processo e a fila única de transplantes do Sistema Único de Saúde.
Em nota oficial, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que a seleção automatizada gerada pelo sistema de gerenciamento estadual de transplantes localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para receber o coração, dos quais 4 eram pacientes prioritários.
Após a equipe responsável pelo 1º paciente na lista de prioridades recusar o órgão, Fausto Silva, que ocupava o 2º lugar desta lista, foi designado para a cirurgia. De acordo com o governo paulista, a equipe do paciente que ocupava a 1º posição não divulgou os motivos da recusa. O Ministério da Saúde também afirmou que Faustão foi “priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”.
O filho do apresentador, João Guilherme Silva, se manifestou no seu perfil do Instagram sobre as insinuações de que seu pai teria sido beneficiado. Ele pediu que as pessoas se informem antes de julgar, e compartilhou um post que explica como funciona a fila de transplantes do SUS.

Notícias relacionadas