Danilo Cabral: “A Sudene é parte da solução na questão da Transnordestina”

Foto: Agnelo Câmara

Durante evento realizado em Pernambuco nesta segunda (17), Danilo Cabral destacou a relevância da obra no Plano Regional proposto pela intendência.

Uma das principais obras estruturantes do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foi tema de evento realizado nesta segunda (17) pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O debate sobre a importância da Ferrovia Transnordestina para a economia do estado contou com a participação do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, além de representantes do Governo Federal, Poderes Executivo e Legislativo estaduais e setor produtivo. 

Compuseram a mesa os senadores pernambucanos Humberto Costa e Teresa Leitão; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; e o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger.

Foto: Rhaldney Santos

No encontro, empresários defenderam a retomada das obras da ferrovia, incluindo o trecho que liga a cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife.

“O que nós estamos a discutir não é o convencimento da importância da Transnordestina não só para Pernambuco, mas para o Nordeste. Aqui, todos estão convencidos da importância de um projeto secular e que a gente conseguiu, em um passado recente, a partir da liderança do presidente Lula, tirar do papel e começar a materializar esse sonho”, pontuou o superintendente da Sudene.

Danilo Cabral avaliou que o momento de maior afinidade da região com o Governo Federal é um ponto favorável para acelerar a viabilização do projeto. “Aproveitando o ambiente político de reencontro do Nordeste com o Brasil, podemos fazer esta obra cumprir o papel de desenvolvimento. E se a obra já era importante lá atrás, a partir da agenda de sustentabilidade que está no mundo hoje, ela se torna mais estratégica para o Brasil”, comentou.

O superintendente destacou o papel da Sudene na viabilização do empreendimento, ressaltando a presença do projeto no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, aprovado na última reunião do Conselho Deliberativo da autarquia, realizada em 10 de julho. “O Plano Plurianual vai para a pauta do Congresso Nacional em agosto, juntamente com o PRDNE. E a Sudene, cumprindo o seu papel e seguindo a orientação do presidente Lula e do ministro Waldez Góes, fez questão de incluir o projeto da ferrovia, reposicionando-o no PPA”, afirmou.

Parte dos recursos para a Transnordestina advém de fundos regionais. “Temos mais de R$ 3 bilhões investidos na obra da ferrovia. Somos parte da solução e vamos usar este espaço para beneficiar o povo do Nordeste”, finalizou o gestor.

 

Notícias relacionadas