Curso oferece aulas gratuitas para quem quer fazer cinema em Pernambuco

O mercado cultural exige mais do que boas ideias; é necessário conhecimento para transformar projetos em realidade. Com esse objetivo, o curso gratuito “Simbora: Elaborar Projetos” busca capacitar realizadores do estado e aumentar as chances de sucesso de projetos artísticos. Serão quatro turmas, divididas nas macrorregiões de Pernambuco, com quatro encontros online cada.

Ministrado por Eliz Galvão, produtora, consultora e empreendedora cultural com mais de 15 anos de experiência, o curso faz parte do projeto “Viabilizando sonhos culturais: Profissionais do audiovisual”. À frente da Liga Criativa, Eliz já atendeu cerca de 5 mil pessoas e idealizou ou participou de aproximadamente 120 projetos culturais em todo o Brasil. Com mais de 80 turmas formadas, ela se dedica a compartilhar seu conhecimento acumulado ao longo dos anos.

“Eu quero ser para as pessoas o que eu gostaria de ter recebido quando iniciei na produção cultural. No meu início foi muito difícil ter acesso às informações, as pessoas guardavam muito para si os conhecimentos, as formações eram extremamente engessadas, você saia dos cursos com mais dúvidas do que quando chegava”, conta Eliz sobre sua decisão de percorrer Pernambuco do Litoral ao Sertão para compartilhar o que aprendeu sobre como viver de arte.

As inscrições estão abertas para alunos do Agreste e do Sertão e começam no dia 24 para aqueles da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife. O formulário está disponível no perfil no Instagram da Liga Criativa (@ligacriativa).

A turma da Zona da Mata contará com intérprete de Libras e vagas destinadas a pessoas com deficiência auditiva. Nesses casos, os artistas surdos poderão participar independentemente de sua macrorregião.

Nos quatro encontros virtuais, os alunos aprenderão os principais aspectos para viabilizar uma iniciativa na área de cultura, com foco no audiovisual. A ementa inclui organização de documentações importantes, captação de recursos por meio de editais, leis de incentivo, financiamento coletivo e patrocínio direto. A formação será realizada pela plataforma Zoom.

Notícias relacionadas