
A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (5), a abertura do Curso de Formação Profissional para 445 aprovados no concurso da Polícia Civil de Pernambuco. A aula inaugural foi realizada na UniFAFIRE, no Recife, com a presença da vice-governadora Priscila Krause e autoridades da segurança pública. Serão capacitados 45 delegados, 250 agentes e 150 escrivães, que, segundo o governo, irão reforçar as forças operacionais do Estado após a conclusão da formação, prevista para novembro. “O Juntos pela Segurança chega a uma nova etapa, com investimento em pessoal, formação técnica e equipamentos para reduzir a criminalidade em Pernambuco”, afirmou a governadora, que também anunciou uma nova turma para o curso após esta etapa.
Com carga horária de 900 horas-aula, o curso será ministrado pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/ACADEPOL), sob diretrizes da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS), com aulas em tempo integral, inclusive aos fins de semana e feriados. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que a medida é essencial para reestruturar o efetivo da corporação. “Até meados de 2026, serão 7 mil novos policiais e bombeiros atuando no Estado”, disse. O chefe da Polícia Civil, Renato Rocha, afirmou que o novo efetivo será direcionado às regiões com maior demanda.
Durante a solenidade, a futura delegada Vanessa Rodrigues, de 31 anos, celebrou a oportunidade. “É um orgulho enorme fazer parte da Polícia Civil do meu estado. Estou ansiosa pelo curso e muito feliz por realizar esse sonho.” Também estiveram presentes o deputado estadual Antônio Moraes, secretários estaduais e o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.