
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) suspendeu, ontem (29), o funcionamento de duas lavanderias industriais de beneficiamento têxtil instaladas no município de Toritama, no Agreste. As lavanderias estavam funcionando de forma irregular e estavam instaladas nas margens do Rio Capibaribe, próximo do local onde peixes apareceram mortos.
De acordo com o diretor de fiscalização da CPRH, Maviael Torchia, as lavanderias estavam operando inadequadamente o sistema de tratamento de efluentes industriais e uma delas com o agravante de não possuir licença ambiental. Analistas ambientais da Agência coletaram amostras de água do Capibaribe.
“O resultado da amostra que foi incubada sairá em até 15 dias. A análise nos fornecerá subsídios para identificarmos se a causa da morte dos peixes foi em decorrência da infração cometida pelas lavanderias. Independente do resultado apresentado, nós já interditamos as lavanderias, pois elas operavam de forma errada, causando poluição hídrica”, explicou o diretor da CPRH.