Coronel Meira solicita acesso a relatório da ABIN sobre atos golpistas de 8 de janeiro; parlamentar acredita que documentos podem responsabilizar o governo

Ontem (05), o deputado Coronel Meira (PL-PE) deu início aos trabalhos legislativos de 2024 apresentando um Requerimento de Informação para ter acesso ao relatório da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O documento, segundo o parlamentar, apontaria a responsabilidade do Governo Lula nos acontecimentos do dia 08 de janeiro.

De acordo com Meira, o relatório teria sido produzido pelo então diretor adjunto da ABIN, o Delegado da Polícia Federal Alessandro Moretti, recentemente demitido pelo presidente Lula. “O material, se confirmado, segundo reportagem da revista Veja, é gravíssimo, indicando que não apenas o Governo Lula foi omisso no dia 08, como também atuou diretamente para eliminar qualquer material ou documento que pudesse comprovar sua responsabilidade”, afirmou o deputado bolsonarista.

“É motivo de IMPEACHTMENT, restando saber, caso comprovado, o real envolvimento de cada um. O parecer da ressonância ao que, nós da oposição, sempre defendemos, que o governo foi negligente diante das ameaças de ataques obtidas por órgãos de inteligência na véspera dos atos”, complementou.

“O documento responsabiliza os chefes do Ministério da Justiça, Sr. Flávio Dino, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sr. Gonçalves Dias, pela quebradeira na sede dos Três Poderes. Essa revelação é gravíssima e pode ser o motivo do desespero de Lula em querer criar uma cortina de fumaça”, acusou o parlamentar.

O Requerimento de Informação apresentado por Coronel Meira busca os seguintes esclarecimentos:
1) Quais medidas foram tomadas em relação aos membros do Poder Executivo apontados como responsáveis pelos ataques, após o conhecimento do conteúdo do relatório?
2) A exoneração do Delegado Federal Alessandro Moretti tem relação com a produção do referido documento?
3) Por quais fatos e quais membros do Governo Federal foram responsabilizados?

Notícias relacionadas