
Em 2024, comemorações em todo o Brasil celebram os 150 anos de imigração italiana para o País. Em Pernambuco, o Consulado Italiano e o Comites Nordeste, com apoio da Prefeitura do Recife, promovem um concerto com 20 músicos na Basílica da Penha, no bairro de São José. A apresentação ocorre nesta quarta-feira (28), a partir das 19 horas, e vai reunir 18 instrumentistas e dois solistas, que irão executar um repertório com canções que vão levar o público para uma viagem musical pela Itália. O evento é gratuito e aberto ao público.
A apresentação será composta por obras de Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, entre outros, que evocam a paixão, a beleza e a diversidade da cultura italiana. A Basílica de Nossa Senhora da Penha foi escolhida para a celebração devido à ligação do templo religioso com a Itália. Construída por frades capuchinhos italianos, a basílica é uma representação viva da contribuição desse povo para a formação do patrimônio histórico pernambucano e brasileiro.
A imigração italiana para Pernambuco se deu entre o final do século XIX e o início do século XX, tendo início a partir da região de Palmares e também pela Capital. “Entre os grandes italianos que fizeram história no estado estão Ugo Falangola, responsável por trazer os primeiros equipamentos de cinema para o Recife; Giuseppe e Francesco Vita, fundadores da fábrica de refrigerantes Fratelli Vita; e Fortunato Russo, comerciante que atuou no ramo de tecidos e aviamentos”, explica a neta deste último, Maria Carolina Russo, hoje presidente do Comites Nordeste (comitê dos italianos residentes no nordeste do Brasil).
Atualmente, a comunidade italiana no Nordeste é formada por cerca de 500 mil descendentes.