O comércio eletrônico consolidou-se como uma relevante modalidade de compras nos últimos anos. Os jovens protagonizam esse movimento, que está redefinindo a maneira como interagimos com o mercado. Pesquisa recente divulgada pela Fecomércio-PE jogou luzes sobre o fenômeno e os desafios que o acompanham. O estudo revela que oito em cada dez consumidores com idade entre 18 e 29 anos já haviam utilizado o comércio eletrônico. Esse grupo representa uma geração criada na era digital em que o acesso à informação e à facilidade de interação prenunciam mudanças nos hábitos de compra.
Apesar disso, ainda existe uma porção considerável da população que não aderiu a essa tendência. É certo que a pandemia estimulou mais da metade dos consumidores com 50 anos ou mais a explorar as opções de compras via internet. Entretanto, persiste a necessidade de superar a resistência e mesmo as limitações em relação ao comércio eletrônico, o que requer a compreensão das motivações que levam os diferentes grupos etários ao universo do e-commerce. Os jovens são movidos pelo fator preço e pela busca de ofertas atraentes. Os mais velhos valorizam a conveniência de evitar deslocamentos físicos e a maior abrangência na seleção de produtos.
As empresas locais estão atentas a essa mudança de paradigma e à emergência de novos padrões e preferências de consumo: quase três quartos dos varejistas já participam do comércio eletrônico, não sem obstáculos. Custos e complexidades logísticas ainda são barreiras para alguns negócios. De qualquer modo, a transição para o mundo digital impõe uma adaptação crucial para a sobrevivência no mercado moderno, em que a presença online é uma prerrogativa. Urge, portanto, abraçar a mudança, investir em soluções digitais e repensar estratégias de negócios para capitalizar benefícios.
O comércio eletrônico está desencadeando transformações relevantes no cenário de compras em Pernambuco, ampliando o leque de oportunidades, mas requer uma mudança cultural e estratégica por parte das empresas. Aquelas que abraçarem essa transformação estarão melhor preparadas para atender as demandas de consumidores conectados e enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.
Para mais informações sobre a pesquisa de sondagem especial de e-commerce divulgada pela Fecomércio-PE , basta acessar o link:
http://fecomercio-pe.com.br/site/wp-content/uploads/2023/08/pesquisa-especial-2023.pdf