Natural do Recife, formou-se engenheiro civil, com especialização em Saneamento Básico. Nesta área, ocupou os cargos de engenheiro da Compesa, secretário de Obras e presidente do Conselho Administrativo da Empresa de Urbanização de Jaboatão dos Guararapes, além de ter atuado como juiz classista. Em 1973, iniciou suas atividades como empresário do comércio, no segmento de frigoríficos. Em 1983, foi para o ramo de livraria e papelaria. com a criação das Livrarias MEC, que funcionam até hoje e è a maior rede de livrarias do Estado em número de lojas, que se tornou a Rede Atacadão MEC. Desde 2002, também trabalha com agronegócios, na empresa Max Fruit. Antes de ser eleito presidente da Fecomércio-PE. em fevereiro de 2019, era o 1ª vice-presidente da entidade, tendo sido diretor da instituição por mais de 20 anos. Em 2022, foi reeleito presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE para o quadriênio 2022/2026.

Comércio eletrônico em Pernambuco: potencialidades e desafios

O comércio eletrônico consolidou-se como uma relevante modalidade de compras nos últimos anos. Os jovens protagonizam esse movimento, que está redefinindo a maneira como interagimos com o mercado. Pesquisa recente divulgada pela Fecomércio-PE jogou luzes sobre o fenômeno e os desafios que o acompanham. O estudo revela que oito em cada dez consumidores com idade entre 18 e 29 anos já haviam utilizado o comércio eletrônico. Esse grupo representa uma geração criada na era digital em que o acesso à informação e à facilidade de interação prenunciam mudanças nos hábitos de compra.

Apesar disso, ainda existe uma porção considerável da população que não aderiu a essa tendência. É certo que a pandemia estimulou mais da metade dos consumidores com 50 anos ou mais a explorar as opções de compras via internet. Entretanto, persiste a necessidade de superar a resistência e mesmo as limitações em relação ao comércio eletrônico, o que requer a compreensão das motivações que levam os diferentes grupos etários ao universo do e-commerce. Os jovens são movidos pelo fator preço e pela busca de ofertas atraentes. Os mais velhos valorizam a conveniência de evitar deslocamentos físicos e a maior abrangência na seleção de produtos.

As empresas locais estão atentas a essa mudança de paradigma e à emergência de novos padrões e preferências de consumo: quase três quartos dos varejistas já participam do comércio eletrônico, não sem obstáculos. Custos e complexidades logísticas ainda são barreiras para alguns negócios. De qualquer modo, a transição para o mundo digital impõe uma adaptação crucial para a sobrevivência no mercado moderno, em que a presença online é uma prerrogativa. Urge, portanto, abraçar a mudança, investir em soluções digitais e repensar estratégias de negócios para capitalizar benefícios.

O comércio eletrônico está desencadeando transformações relevantes no cenário de compras em Pernambuco, ampliando o leque de oportunidades, mas requer uma mudança cultural e estratégica por parte das empresas. Aquelas que abraçarem essa transformação estarão melhor preparadas para atender as demandas de consumidores conectados e enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução.

Para mais informações sobre a pesquisa de sondagem especial de e-commerce divulgada pela Fecomércio-PE , basta acessar o link:

http://fecomercio-pe.com.br/site/wp-content/uploads/2023/08/pesquisa-especial-2023.pdf  

Natural do Recife, formou-se engenheiro civil, com especialização em Saneamento Básico. Nesta área, ocupou os cargos de engenheiro da Compesa, secretário de Obras e presidente do Conselho Administrativo da Empresa de Urbanização de Jaboatão dos Guararapes, além de ter atuado como juiz classista. Em 1973, iniciou suas atividades como empresário do comércio, no segmento de frigoríficos. Em 1983, foi para o ramo de livraria e papelaria. com a criação das Livrarias MEC, que funcionam até hoje e è a maior rede de livrarias do Estado em número de lojas, que se tornou a Rede Atacadão MEC. Desde 2002, também trabalha com agronegócios, na empresa Max Fruit. Antes de ser eleito presidente da Fecomércio-PE. em fevereiro de 2019, era o 1ª vice-presidente da entidade, tendo sido diretor da instituição por mais de 20 anos. Em 2022, foi reeleito presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE para o quadriênio 2022/2026.

Notícias relacionadas