A atividade é gratuita e acontece a convite da Vitrine Filmes na pré-estreia do longa ‘Retratos Fantasmas’,do diretor Kleber Mendonça Filho no Recife
O Coletivo #CineRuaPE, a convite da Vitrine Filmes, promove uma visita guiada ao Cineteatro do Parque, na próxima segunda (14), às 16h. A atividade compõe a programação da pré-estreia do longa ‘Retratos Fantasmas’, do diretor Kleber Mendonça Filho, que apresenta uma reflexão a respeito da importância dos cinemas de rua do centro do Recife na formação da vida das pessoas e na do próprio cineasta. A visita guiada é gratuita e as inscrições estão disponíveis até 10 de agosto através de formulário nos perfis do Instagram @cineruape e @retratosfantasmasfilme ou através do formulário de inscrição forms.gle/8qQGFBbAt1NhH1ba8.
A atividade compreende uma apresentação arquitetônica e contextualização histórica e sócio-territorial sobre a relação da construção do equipamento cultural com o processo de formação da cidade, com o momento tecnológico da época e com os modos de vida e de sociabilidade em que o Parque estava inserido, levantando, ainda, considerações sobre mudanças ocorridas através do tempo. Além de um passeio histórico no cineteatro, a visita guiada garante um ingresso para a sessão das 19h do filme. São 15 vagas disponíveis através de seleção pública com inclusão de políticas afirmativas.
Inaugurado em 24 de agosto de 1915 pela Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas do Teatro Avenida, de Lisboa, o Teatro do Parque é um cineteatro localizado no centro do Recife, o mais antigo teatro jardim do Brasil. O teatro foi construído pelo comendador Bento Luís de Aguiar, comerciante português, com o investimento de duzentos contos de réis. Fechado desde 2010 para reforma, o equipamento retomou suas atividades em dezembro de 2020. A requalificação resgatou a elegância do projeto arquitetônico de 1929.
Fundado em 2015, o Coletivo #CineRuaPE é uma organização da sociedade civil composta por um corpo técnico e artístico que trabalha com a preservação do patrimônio dos Cinemas de Rua de Pernambuco.