Nesta terça-feira (19), o Cinema da Fundação promove um debate sobre a criação,a história e o desenvolvimento do equipamento cultural. A mesa será conduzida pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, pelo curador Luiz Joaquim, pela gestora cultural Silvana Meireles, e pelo projecionista Joselito Gomes. O evento acontece às 18h, na sala Derby da Fundaj.
Em maio de 1998, o cinema foi inaugurado ainda como sala comercial. Silvana Meireles, diretora do então Instituto de Cultura da Fundaj, Kleber Mendonça Filho, à época coordenador do Cinema da Fundação, Joselito Gomes, projecionista da Casa, e Luiz Joaquim, então estagiário da equipe, desenvolveram, administraram e operacionalizaram juntos aquilo que viria a se tornar o Cinema da Fundação. O grupo se reúne para contar esta história e rememorar momentos marcantes ao longo deste últimos 25 anos.
Para esquentar o debate, já no clima de torcida para sua seleção ao Oscar 2024, a mostra retorna à sua programação “Retratos Fantasmas”, em sessão única, às 16h10. Um dos mais elogiados filmes de 2023 e que junto à grandes títulos do cinema nacional, como “O Som ao Redor” (2012), “Aquarius” (2017), e “Bacurau” (2019), tem sua direção assinada pelo debatedor da noite, Kleber Mendonça Filho. Com ingressos à R$14 (inteira) e R$7 (meia), a bilheteria da sala Derby abre uma hora antes da sessão para a retirada de ingressos.