
As fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a quarta-feira (14) provocaram a suspensão de atividades em diversas instituições de ensino e serviços públicos nesta quinta-feira (15). A Secretaria de Educação de Pernambuco anunciou a suspensão das aulas da rede estadual no Recife, Região Metropolitana e municípios da Zona da Mata afetados pelas chuvas, como medida de precaução.
A Prefeitura do Recife suspendeu as aulas da rede municipal e os serviços públicos não essenciais pela manhã, devido ao alto volume de chuvas acumulado — o pluviômetro do bairro do Torreão registrou 130 mm em 24 horas, o que representa 45% da média histórica de precipitação para todo o mês de maio. Em Olinda, a gestão municipal também decidiu suspender as aulas da rede municipal, como medida de segurança para alunos, professores e demais servidores. Já em Paulista, a Secretaria de Educação adotou a mesma providência, interrompendo as atividades escolares no turno da manhã.
As universidades adotaram diferentes medidas. A Universidade de Pernambuco (UPE) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas na manhã desta quinta, mantendo apenas os serviços essenciais, como os de saúde. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recomendou a não realização de atividades avaliativas em caso de impossibilidade de deslocamento, orientando a reposição das aulas posteriormente. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também optou por suspender suas atividades pela manhã, informando que os turnos da tarde e da noite serão avaliados conforme as condições climáticas.