Nas últimas 24h, choveu um terço do esperado para o mês de julho.
Na tarde da quinta-feira (29), a APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) alertou para a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte na Região Metropolitana e na Zona da Mata de Pernambuco no dia de hoje. As previsões da Agência se confirmaram e a chuva causou transtornos em diversas cidades do estado.
Ruas e muitas das avenidas principais do Grande Recife foram alagadas. A Avenida Abdias de Carvalho, que atravessa vários bairros da capital Pernambucana, ficou inundada. A situação do alagamento é mais crítica na imediação dos bairros do Cordeiro, San Martin e Torrões. Os dois lados da Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, também ficaram alagados. Na Avenida Doutor José Rufino, na Zona Oeste da cidade, os motoristas tiveram dificuldade para circular devido à altura da água.
Uma barreira deslizou e atingiu uma casa no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Ninguém ficou ferido. Em Igarassu, um deslizamento de barreira no quilômetro 41,8 da BR-101 interditou um lado da via.
A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a UPE (Universidade de Pernambuco) e a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) suspenderam as aulas nos campus da Região Metropolitana em todos os turnos do dia de hoje.
Devido aos alagamentos, o Grande Recife Consórcio suspendeu temporariamente a operação de 12 linhas de ônibus. De acordo com o órgão, conforme as ruas forem secando, as 12 linhas gradualmente retomarão seu funcionamento normal.
O Aeroporto Internacional do Recife alternou voos para outras cidades e cancelou outros ao longo do dia.
Até o fechamento desta matéria, não houve registro de pessoas feridas em decorrência das chuvas.
De acordo com novo comunicado emitido pela APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima), a previsão para o final de semana é de chuvas de intensidade fraca a moderada na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no Sertão e no Agreste.