
Vitória de Santo Antão inaugurou uma clínica para cuidar exclusivamente de animais domésticos. O Centro de Saúde Animal (CESA) atenderá cães e gatos de pessoas de baixa renda. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMASVISA).
A unidade fica localizada na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Centro Hospitalar Santa Maria, no Livramento. O CESA tem como objetivo atender animais domésticos com responsáveis legais, dispondo de consultas clínicas, cirurgia de castração, vacinação antirrábica, entre outros serviços veterinários. “Estamos vivenciando um grande momento para a nossa cidade. Essa clínica era um pedido muito antigo dos moradores, que muitas vezes não tinham dinheiro para pagar um veterinário para seus pets. É uma inovação aqui em Vitória”, salientou Goldemberg Moura, diretor-presidente da Amasvisa.
O centro animal atenderá das 7h às 13h, com consultas disponíveis nas terças, quintas e sextas-feiras. Gatos e cães poderão ser castrados, respectivamente, nas quartas e sextas. A veterinária Maria Eduarda, coordenadora do núcleo, explicou que a fila é por ordem de chegada e segue demanda espontânea. O CESA homenageia a professora Marilene Severina da Silva Duque Cantillo, uma vitoriense que faleceu de Covid-19. Além de educadora, era cuidadora de animais.
“As pessoas que não têm condições de cuidar de seus animais até mesmo com procedimentos simples, podem contar com a nossa equipe de profissionais, que serão bem atendidos”, garantiu o prefeito Paulo Roberto. O ato contou com a participação da deputada federal Iza Arruda, do deputado estadual Joaquim Lira, secretários municipais e cuidadores de animais.