Câmara aprova lei que torna a banda Devotos Patrimônio do Recife

Foto: Tiago Calazans

Nesta terça-feira, (26) os vereadores do Recife aprovaram o Projeto de Lei Ordinária nº 279/23, proposto por Cida Pedrosa (PCdoB), que declara a banda Devotos como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Composta por Cannibal (voz e baixo), Neilton Carvalho (guitarra) e Celo Brown (bateria), a banda é reconhecida por sua presença marcante na cena musical autoral e underground do Recife desde os anos 1980.

Originária do bairro Alto José do Pinho, na zona norte da cidade, a Devotos se destacou como uma das principais representantes da cena musical pernambucana nos anos 90 e continua a se reinventar com uma expressão musical plural, ancorada no punk rock. Sua influência é notável em diversas manifestações artísticas e culturais surgidas após sua fundação.

Ao longo de sua trajetória, a banda Devotos conquistou reconhecimento nacional e internacional, realizando shows em várias partes do mundo. CA banda já lançou oito álbuns de estúdio, como “Agora tá Valendo” (1997), “Devotos” (2000) e “Hora da Batalha” (2003), com letras que refletem ativismo social.

Para Cida Pedrosa, autora da proposta, “declarar a banda Devotos Patrimônio Cultural Imaterial do Recife é uma forma de reconhecer seu impacto cultural e social, além de preservar e valorizar uma parte significativa da identidade musical da cidade, algo que nós temos feito diuturnamente com o nosso mandato. Enaltecendo trajetórias e fortalecendo lutas para que nossa multiculturalidade continue pujante e forte”, comentou.

Notícias relacionadas