
Manter a caderneta de vacinação em dia é uma medida fundamental para prevenir e reduzir a disseminação de doenças graves ou fatais, entre as enfermidades evitáveis, destacam-se Covid-19, poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV) e gripe.
A imunização em dia não apenas protege o indivíduo que recebe as doses, mas também resguarda grupos que não podem ser imunizados, contribuindo para uma população menos vulnerável a doenças.
Para garantir a proteção, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Em caso de perda do cartão de vacinação, a segunda via pode ser solicitada gratuitamente na UBS.
De acordo com o Ministério da Saúde, cidadãos de todas as idades podem receber vacinas gratuitamente em qualquer UBS do país. Entre as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no calendário regular, estão BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Rotavírus, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, HPV quadrivalente e Influenza, dentre outras.