
A Universidade de Oxford está estabelecendo no Brasil a sua primeira sede física fora do Reino Unido, a Oxford Latam Unit, que terá como foco a América Latina, concentrando-se em áreas como educação, desenvolvimento clínico e apoio à pesquisa científica.
Com previsão de inauguração até o final deste ano, a unidade brasileira tem como objetivos a formação de uma nova geração de cientistas e tornar a América Latina mais atrativa para a condução de pesquisas clínicas e o desenvolvimento de fármacos e vacinas, especialmente no âmbito da saúde pública.
Os primeiros programas de pós-graduação a serem oferecidos incluem Biotecnologia e Desenvolvimento de Vacinas, Saúde Global e Vacinologia, e Desenvolvimento Clínico e Saúde Global em Vacinologia. As inscrições para esses cursos estarão disponíveis ainda em 2023, com início das aulas previsto para 2024. Além disso, a Oxford Latam Unit terá cursos de mestrado, porém as datas de início ainda não foram confirmadas.
A unidade brasileira é concebida pela Universidade de Oxford como “um lugar onde jovens cientistas e futuros líderes podem aprender sobre os aspectos éticos, operacionais e regulatórios do desenvolvimento de vacinas e medicamentos”. A equipe da instituição oferecerá treinamento em vigilância de doenças e mapeamento de riscos, utilizando dados epidemiológicos, com o objetivo de identificar precocemente surtos de doenças infecciosas e evitar que eles evoluam para epidemias ou pandemias.