Na sessão plenária da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil foi unanimemente escolhido como sede da COP30. A conferência está agendada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará.
O Brasil já havia recebido o apoio, em maio deste ano, de praticamente todos os países sul-americanos e caribenhos, sendo essa uma exigência da ONU para a escolha do país sede dos encontros do clima. Agora, o Brasil foi oficialmente confirmado pela COP28. Em 2024, a COP29 será no Azerbaijão, país que fica entre a Ásia e a Europa.
A candidatura brasileira para a COP30 foi inicialmente apresentada pelo presidente Lula durante a COP27, no Egito, ainda enquanto presidente eleito. Marcando a primeira vez que a COP será realizada na Amazônia, a COP Belém 2025 será um marco, coincidindo com os 10 anos do Acordo de Parisda em, a principal convenção climática da ONU assina 2015 durante a COP21, em Paris, que estabeleceu metas para a redução das emissões de gases causadores do aquecimento global. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que o Brasil deva receber aproximadamente 50 mil visitantes em Belém durante os dias da COP30.